Brasil: Professora Portuguesa Barrada à Porta Postado dia 6 de Setembro, 2011 em Sociedade
Granda Cena!

A primeira visita de Helena Sant’Ana ao Brasil não durou mais de duas horas. Mal aterrou no aeroporto de Salvador da Bahia, no dia 5 de Agosto, a professora do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas foi de imediato repatriada para Portugal.

helena sant'anaA primeira visita de Helena Sant’Ana ao Brasil não durou mais de duas horas. Mal aterrou no aeroporto de Salvador da Bahia, no dia 5 de Agosto, a professora do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas foi de imediato repatriada para Portugal.

A professora Helena iria participar como oradora no XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, e viajava com quatro colegas. Assim que chegou ao controlo de passaportes, Helena Sant’Ana foi abordada por uma agente federal, que perguntou se levava dinheiro em reais. “Quando lhe disse que não, respondeu que, sem dinheiro, não poderia estar no Brasil.”

Apesar de levar cartões multibanco e Visa, qualquer tentativa de explicação foi rejeitada. De nada valeu a apresentação do bilhete de ida e volta, dos comprovativos de estadia no hotel e de inscrição no congresso. “Em minutos, discutimos, ela apresentou-me um visto de impedimento, que não assinei, e voltei para Portugal”, explica a docente. Helena já pediu explicações às entidades portuguesas e brasileiras e escreveu à presidente do Brasil, Dilma Rousseff, mas não obteve respostas. A embaixada do Brasil em Lisboa remeteu explicações para hoje.

Fonte: CM

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,